terça-feira, 3 de março de 2009

A Solução Final

Thomas Kretschmann: carrasco nazista na juventude
Foto: Google Image
Existe tema que não saia nunca dos noticiários como o Holocausto nazista? Mais de 60 anos se passaram e o tema continua na ordem do dia, como o fato de aquele padre cretino ter sido expulso da Argentina por negar o fato. No cinema, Kate Winslet acaba de receber o Oscar de melhor atriz por viver uma mulher com passado nazista. Para quem não enjoou do tema, esse filme é uma opção de primeira classe.
O título original do drama, produzido na Alemanha mas dirigido por um americano, Robert Young, é “Eichmann”. E a tradução deixa claro por que o personagem principal, Adolph Eichmann, ficou tristemente famoso, e para a eternidade: foi ele quem teria inventado um jeito mais fácil e rápido de exterminar judeus. E sem gastar muito dinheiro e munição, colocando o gás zyclon B nos chuveiros do campo de concentração.
O roteiro mostra quando Eichmann (vivido por Thomas Kretschmann, um ator excelente) é capturado no recém criado estado de Israel para ser interrogado e confessar seus crimes. O encarregado é Avner Less (Troy Garity), mas ele enfrenta problemas por ser considerado brando demais. Vale a pena descobrir. (Ronaldo Victoria)