quarta-feira, 8 de julho de 2009

O Fazendeiro e Deus

Frank Rautenbach tem interpretação vigorosa
Foto: AllMovie Photo
A palavra fé aparece com destaque no título original do filme, Faith Like Potatoes, ou fé assim como batatas, duas coisas que o personagem principal resolve plantar na África. O roteiro do drama, dirigido pelo sul-africano Regardt van der Bergh, é baseado na vida real do escocês Angus Buchan, vivido com intensidade por Frank Rautenbach.
O começo da história o mostra na Zâmbia, enfrentando todo tipo de dificuldades e já com três filhos. A personalidade do fazendeiro é retratada nessa fase como um misto de prepotência e arrogância, e a forma como trata os colonos negros da fazenda faz lembrar um forte tom de racismo.
Depois ele se muda para a África do Sul, onde recomeça do zero e passa a se entender com os nativos, da tribo zulu. Descobre a importância da fé, e chega a pregar no maior estádio de sua cidade para os fazendeiros em crise. Uma tragédia familiar também o abate, e provoca lágrimas no espectador. É uma produção que não disfarça um objetivo para além do cinema: o de mostrar a importância de ter uma religião. Talvez quem seja mais cético reclame, mas é melhor deixar o preconceito de lado. (Ronaldo Victoria)