sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Intrigas de Estado

Russell Crowe é o jornalista que desvenda altos segredos
Foto: AllMovie Photo

Num tempo em que muitas pessoas falam que os jornais impressos não sobreviverão (ô gente agourenta!) por causa da internet, esse suspense dirigido por Kevin McDonald (State of Play, EUA, 2009) pode até ser visto como uma homenagem aos velhos e bons jornalões. O enredo destaca o poder de investigação e a profundidade da imprensa quando cai em suas mãos um escândalo político.
Tudo acontece com duas mortes que aparentemente não têm ligação: um viciado, que havia roubado uma maleta importante, e a jovem assessora de um político, jogada aos trilhos do metrô. A investigação põe em lados opostos o experiente repórter Cal (Russell Crowe, que é bom ator mas visualmente cai no estereótipo do jornalista sujo, barrigudo e cabeludo) e o congressista Stephen Collins (Ben Affleck), que era amante da moça.
A trama evolui por caminhos tortuosos e chega a uma grande corporação, interessada na corrida armamentista mundial. A história prende atenção o tempo todo e é bem argumentada, não lembra as tais teorias da conspiração. Ao contrário, soa verdadeira, o que é ainda mais grave. No elenco também têm destaque Rachel McAdams como a repórter inexperiente e a premiada Helen Mirren na pele da editora. (Ronaldo Victoria)