quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Jogada de Gênio

Greg Kinnear e Dermot Mulroney: Davi contra Golias
Foto: AllMovie Photo

Você tem vontade de assistir a um filme que conta a história do cara que inventou o limpador de pára-brisa intermitente, ou seja, aquele que não precisa que se ligue a cada vez? Difícil, não é? Pois saiba que essa história virou um drama bastante interessante e que prende a atenção do espectador do início ao fim.
O personagem real é o engenheiro Bob Kearns, que vive em Detroit, cidade que concentra a maioria das montadoras norte-americanas. Professor e pai de seis filhos, ele tem a idéia de criar a engenhoca num dia de chuva forte ao dirigir, reparando que no intervalo de ligar o limpador, a visibilidade diminui demais e aumenta o risco de acidentes.
Por meio do amigo advogado Gil (Dermot Mulroney), apresenta a idéia a Ford, por entender que o invento seria utilizado em todos os carros a partir daquele momento. Mas tem um choque ao ver que a empresa usou a novidade, mas não lhe deu crédito. Começa uma batalha jurídica. Kearns recebe ofertas cada vez maiores de indenização, mas não abre mão de receber o crédito. Pode ser um esquema conhecido, do cara que luta até o final, de Davi contra Golias, mas o final emociona. (Ronaldo Victoria)