sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Suíte Havana

Francisquito, o menino cubano, e seus sonhos
Foto: Google Image

Com certeza esse será um documentário diferente de todos a que você já assistiu. Suíte Havana, dirigido por Fernando Péres, não tem palavras. Ou melhor, as palavras são muito poucas, entram só de vez em quando, como a voz de uma professora que "toma" a tabuada na sala de aula, as músicas de um salão de baile, os hinos que as crianças cantam ou a tagarelice de um palhaço irritante.
O diretor escolheu acompanhar a vida de várias pessoas sem explicar muito, ou quase nada. Há Francisquito, o menino com síndrome de Down, seu pai e seus avós. Também aparecem Ivan, que vai levar para o conserto um sapato de salto alto que a gente nem desconfia de quem é. O sapateiro, por sua vez, é pé-de-valsa no salão. Outro bailarino é Ernesto, que precisa conciliar as apresentações do Balé Nacional de Cuba com o trabalho como pedreiro.
A figura mais triste, porém, é Amanda, a velhinha aposentada que vende amendoim pelas ruas. No final os letreiros contam os sonhos dos personagens reais. A diferença é que Amanda "já desistiu de sonhar". Isso é o que se chama de criticar o regime comunista de forma inteligente e sutil, sem precisar de discursos. (Ronaldo Victoria)