terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Do Outro Lado

Norgul Yesilçay e Patricya Ziolkowska: amor contra o preconceito
Foto: Google Image

Belíssimo drama dirigido por Fatih Akin (Auf der anderen Seite, Alemanha, 2007), cineasta nascido na Alemanha mas de raízes turcas. O roteiro fala, com classe e enorme sensibilidade, dessa sensação de estar dividido entre duas culturas diferentes, o "outro lado". E todo mundo sabe (ou deveria) como alguns setores alemães tratam os turcos. A história é circular, fala de personagens cujas trajetórias se cruzam em algum momento.
Yeter (Nursel Köse) é uma prostituta que recebe de um cliente, Ali (Tuncel Kurtiz), a proposta de morar com ele, mas morre durante uma briga. O filho dele, Nejat (Baki Davrak), tenta procurar a filha dela e vai a Istambul. Mas a garota, Ayten (Norgul Uesilçay), vem para a Alemanha, onde conhece Lotte (Patricya Ziolkowska). As duas se apaixonam, apesar da oposição de Susanne (a diva do cinema alemão Hanna Schygulla).
Porém, Ayten é deportada e a namorada vai atrás dela, conhecendo a tragédia. É um enredo brilhante, que fala de questões tão importantes como solidariedade e compaixão, essenciais nesse mundo louco de hoje. Dê-se ao luxo de descobrir. (Ronaldo Victoria)