quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ninho Vazio

Oscar Martinez e Cecilia Roth: cinquentões em crise
Foto: Google Image

O título do drama argentino dirigido por Daniel Burman (El Nido Vacio, Argentina, 2008) é até usado pela psicologia para definir a síndrome que ataca os casais de meia-idade quando os filhos alçam voo. Diretor jovem (tem 36 anos) e considerado um dos principais do país vizinho (ao lado de Pablo Trapero e Lucrécia Martel), Burman tem estilo e cria obras que fluem naturalmente, sem mostrar grandes dramas mas retratando o cotidiano.
Ele prefere retratar histórias ligadas à classe média argentina, especialmente jovens da etnia judaica, a qual pertence. Desta vez ele muda um pouco o foco, retratando cinquentões em crise. O casal formado pelo escritor Leonardo (Oscar Martinez, ótimo) e a dona-de-casa Martha (Cecília Roth, estrela de Almodóvar em Tudo Sobre Minha Mãe) enfrenta a situação quando os três filhos saem de casa ao mesmo tempo, a menina mais velha para se casar com um judeu e se mudar para Israel.
Enquanto ela começa a questionar o poder de sedução que ainda lhe resta e flerta com os amigos do marido, ele encara a idade do lobo e um caso rápido com sua bela dentista, Julia (Inés Efron). Agradável mas sem surpresas. (Ronaldo Victoria)