domingo, 10 de janeiro de 2010

Nem Parece Minha Irmã

Catherine Frot, Isabelle Hupert e Brigitte Catilon em cena
Foto: Google Image
Demorou cinco anos (a realização é de 2004) para chegar ao mercado de DVD brasileiro esta comédia dramática francesa que tem como principal característica a originalidade. Se é fácil para os franceses ficarem a um pé da pretensão e do intelectualismo, ao mesmo tempo eles conseguem evitar os lugares-comuns bem mais facilmente que americanos e brasileiros.
A trama é escrita e dirigida por uma mulher, Alexandra Léclere, e o mundo feminino domina cada cena. As duas irmãs da história são opostas, como anuncia o título nacional. Martine (a diva Isabelle Huppert) saiu do interior para vencer em Paris e quer esquecer o passado. Ela construiu para si uma personalidade chique mas insuportável. Uma mulher que detesta o marido, é traída pelas amigas e não sabe onde foi parar o amor em sua vida.
Um dia aparece para uma visita a irmão Louise (Catherine Frot), uma cabeleira algo simplória que está para lançar um livro de auto-ajuda que tem tudo para ser sucesso. Os mundos das duas se trombam e o filme acompanha tudo com classe. (Ronaldo Victoria)