domingo, 28 de fevereiro de 2010

Inimigo Público nº 1 - Parte 2

Vincent Cassel: segunda parte atrás das grades
Foto: Google Image
Já fica claro que se trata de uma continuação, pois parece que a vida do personagem principal, o bandido Jacques Mesrine, foi tão intensa na França que não coube em apenas um filme. E é bom avisar que o entendimento da vida do fora-da-lei fica quase impossível se você não tiver visto o primeiro. A direção é de Jean-François Richet, francês que adora o cinema americano.
O que gera uma crítica ao filme. É que desde a primeira cena fica claro que o cineasta se deixou influenciar demais pelo jeito americano de dirigir. Na verdade, seu filme parece uma versão francesa (ou uma cópia) de uma produção de Martin Scorsese, um gênio ao retratar gangsteres, principalmente em Os Bons Companheiros. E o astro Vincent Cassel, de reconhecido talento, pareceu se influenciar por Robert De Niro.
Essa segunda parte mostra Mesrine a maior parte do tempo na cadeia e fazendo planos para loucas e espetaculares fugas. Ele ganhou nos anos 70 da imprensa francesa o apelido que consta no título, também por causa dos seus incríveis disfarces e pela ousadia com que encarava os policiais. É um exemplar de filme policial um tanto pretensioso, como gostam os franceses. (Ronaldo Victoria)