sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tá Rindo do que?

Adam Sandler, Eric Bana e Seth Rogen: humor pretensioso
Foto: AllMovie Photo

Desta vez a gente precisa reconhecer que o título nacional foi bem escolhido. Isso porque tem momentos em que você provavelmente não saberá o motivo da risada. Isso se tiver mesmo vontade de rir, entende? O fato é que depois dessa comédia o diretor Judd Apatow, que era o queridinho da crítica, por causa de filmes como O Virgem de 40 Anos e Ligeiramente Grávidos, bateu na trave. Ou jogou a bola fora. Foi tremendo fracasso nos Estados Unidos e no Brasil nem chegou aos cinemas, indo direto ao DVD.
O motivo é simples: pretensão. Esse sentimento que parece acometer alguns comediantes quando tentam fazer rir olhando todo mundo de cima. Parece que só eles sabem viver e criticam sutilmente ou não qualquer pessoa que não siga sua cartilha. Ô coisa chata! Na história Adam Sandler vive um cômico famoso que um dia recebe a notícia de que tem uma doença incurável.
Como é um sujeito que não se dá bem com ninguém, entra em crise e encontra num novato, Ira (Seth Rogen), uma espécie de conselheiro. Ao mesmo tempo tenta se reaproximar da ex-mulher, Laura (Leslie Mann, mulher do diretor e fraca como atriz), agora casada com Clarke (Eric Bana), um grosseirão. O roteiro é todo assim, sem muito interesse, e o pior é que dura mais de duas horas e meia. Se locar, vai reclamar do que? (Ronaldo Victoria)