quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Antes que o Mundo Acabe

Trio de adolescentes descobre dores da vida adulta
Foto: Google Image
É pena que este belo filme está ficando restrito ao circuito de arte, limitado a pequenas salas alternativas das capitais, e nem esteja sendo exibido pelos interiores brasileiros. Pena porque se passa todinho no interior gaúcho e fala exatamente das dores e delícias de viver em pequenas cidades. Mais dores, embora hoje qualquer adolescente consiga ter acesso aos isntrumentos da modernidade.
Não consegue, porém, passar para a vida adulta sem as marcas da transição. É isso que mostra a delicada direção de Ana Luiza Azevedo. O herói é Daniel (Pedro Tregolina), que não desgruda da namoradinha, Jasmim (Bianca Menti) e do melhor amigo, Lucas (Eduardo Cardoso). Eles moram numa pequena, e fictícia, cidade do Rio Grande do Sul onde todo mundo se conhece.
O mundo de Daniel começa a balançar quando Mim "pede um tempo" na relação e ele desconfia que Lucas não é tão amigo assim. Para complicar (ou melhorar?), começa a receber cartas do verdadeiro pai, um fotógrafo idealista que botou o pé na estrada. Encantador. (Ronaldo Victoria)