sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Em Pé de Guerra

Billy Bob Thornton traumatizando os alunos de educação física
Foto: Google Image

Quase todo mundo tem guardado na memória um trauma escolar: um professor tirano ou uma professora chata que atormentaram nossas vidas e fizeram com que a gente se sentisse a última das criaturas. Mas amadurecer é dar a volta por cima nesse tipo de ressentimento. Ou não?
No caso de John Farley (Seann William Scott), o protagonista da comédia "Em Pé de Guerra" (Mr. Woodcock, EUA, 2007), esse fantasma está meio congelado em sua vida. Na verdade é um fantasmão. Na infância, quando era um garoto gordinho e inseguro, John foi espezinhado por um professor de educação física linha-dura, Jasper Woodcock (Billy Bob Thornton), que o chamava de lesma para baixo durante as aulas.
Ele usou um pouco essas lembranças para escrever livros de auto-ajuda, tão "profundos" como um pires, e com os quais ganha muito dinheiro. Porém, quando volta para a cidade em que nasceu visitar a mãe, Beverly (Susan Sarandon), descobre que ela está de casamento marcado com quem? Adivinhou! Com ele mesmo, o professor carrasco.
O mundo de John, que já era meio frágil, cai depois disso. A comédia provoca boas risadas com a situação, mas tem como mérito não julgar os personagens. Será que Mister Woodcock foi tão vilão assim? Ou John, com 30 anos nas costas, na verdade ainda é um adolescente reclamão? (Ronaldo Victoria)