sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Controle Absoluto

Shia LaBeouf e Michelle Monaghan: perseguição frenética
Foto: Google Image
Existe medo (ou paranóia) mais comum nos dias de hoje do que ficar imaginando que tudo o que a gente faz, de uma simples conversa no celular a um papo mais quente pelo MSN, possa estar sendo monitorado? Por isso, não fica difícil entrar no clima desse filme de ação vertiginoso, dirigido por D.J. Caruso, cujo título original é Eagle Eye (EUA, 2008), ou seja, algo como “olhos de falcão”.
Esse é o nome de um projeto secreto do governo americano (quem é paranóico a-do-ra esse lance) com a missão de fazer justamente isso: descobrir os segredos de todo mundo. No começo, os atingidos são Jerry (Shia LaBeouf, jovem astro em ascensão com nome esquisito), rapaz que foge da família porque se sente preterido em relação ao irmão gêmeo, e Rachel (Michelle Monaghan), moça recém divorciada que tem um filho músico.
O espectador não consegue entender por que eles estão sendo perseguidos. E é esse o charme de um filme de ação: deixar o público aceso para juntar as peças no final. E a máquina Eagle Eye, que tem voz de mulher, até parece uma homenagem a Hal 9000, o robô rebelde de “2001, Uma Odisséia no Espaço”. A produção executiva é de Steven Spielberg, o que explica os efeitos impecáveis. (Ronaldo Victoria)