quarta-feira, 4 de março de 2009

Fatal

Ben Kingsley e Penélope Cruz: romance adulto
Foto: Google Image
Penélope Cruz, que acabou de receber o Oscar de atriz coadjuvante por “Vicky Cristina Barcelona”, também poderia ter recebido por este filme, confirmando sua excelente fase. O drama romântico, dirigido por outra espanhola, Isabel Coixet, e baseado num romance de Philip Roth, “O Animal Agonizante”, tem razão e emoção nas doses certas. O resultado é perfeito.
A personagem de Penélope é Consuela, estudante cubana que desperta a atenção do professor de literatura David (Ben Kingsley). Divorciado há muitos anos, David pula de cama em cama, e mantém um relacionamento de 20 anos, baseado na receita sexo e amizade, com a colega de profissão Carolyn (Patrícia Clarkson). E tem um filho médico quarentão, Ken (Peter Sarsgasrd), que ainda o culpa por seus problemas.
Consuela mexe com o cinquentão, o faz viver a sensação de ser um Otelo, morto de ciúme e querendo controlar os passos da moça. Coerente com seus princípios, ele foge do relacionamento, como um bom intelectual que vive a vida na teoria. Mas uma surpresa o aguarda no final. E ao público também. Imperdível. (Ronaldo Victoria)