domingo, 12 de julho de 2009

Angel-A

Jamel Debouzze e Rie Rasmussen: casal diferente em sintonia
Foto: Google Image
Luc Besson é considerado, por admiradores e detratores, como “o mais americano dos diretores franceses”. Quem gosta dele diz que Besson é um dos poucos que evita a insuportável pretensão do cinema da França. Já os críticos o consideram apenas um imitador, o que mostrou em produções como “Táxi”, “O Quinto Elemento” e “Carga Explosiva”.
Nesta comédia romântica Besson se mostra bem mais europeu, até mesmo com um toque de “Asas do Desejo”, o clássico do alemão Win Wenders. Em Angel-A (França, 2005), o personagem principal é André, um pobre coitado vivido pelo baixinho Jamel Debbouze, coadjuvante em vários filmes e aqui em sua primeira oportunidade como astro.
O cara vive sendo ameaçado por bandidos para quem deve dinheiro. Até que um dia aparece Angela (a modelo dinamarquesa Rie Rasmussen), que se joga no rio Sena e ele a salva. Mas logo se descobre que o anjo da guarda é a moça. Apesar das diferenças estéticas (ela é pelo menos 15 centímetros maior que ele), o casal central combina muito. Outro ponto alto é a fotografia em preto-e-branco, que mostra paisagens lindíssimas da capital francesa. (Ronaldo Victoria)