sábado, 10 de outubro de 2009

You Must Remember This

Série Batman marcou renascimento da Warner nos anos 1990
Foto: Google Image
O título original deste documentário (ainda bem que não foi traduzido) é o início de As Time Goes By, canção tema do eterno filme Casablanca, e que identifica muito sua produtora, a Warner. A produção, feita para a TV, resume mais de 80 anos de história do estúdio, criado por quatro irmãos filhos de imigrantes do leste europeu e que se identificam com a alma americana: Jack e Harry eram as almas artísticas, enquanto Albert e Sam cuidam mais das finanças.
São cinco blocos, reunidos em DVD duplo. Uma Potência em Ascensão (1922-1937) mostra a origem, o cinema mudo, e a aposta que o estúdio fez no falado. Guerra e Paz (até 1949) destaca que durante o conflito mundial, a Warner foi a única que ficou claramente contra os nazistas. Idade da Ansiedade (1950-1969) retrata a crise com a chegada da TV e como se resolveu investir no “inimigo”. Começar de Novo (até 1990) conta seus vários donos. Uma Tradição Nova (até 2008) mostra sucessos em que apostou, como Batman, Harry Potter e outros.
Clint Eastwood é o narrador e há depoimentos de astros do passado e presente como Steven Spielberg, Martin Scorsese, Alfred Hitchcock e George Clooney. Vale como história do cinema. (Ronaldo Victoria)