domingo, 6 de dezembro de 2009

A Batalha de Seattle

Charlize Theron perdida no meio da multidão
Foto: Google Image
É fácil quando a gente vê, em telejornais, matérias sobre manifestações contra grandes entidades capitalistas, rotular os caras que protestam de “malucos”. Pensando bem, é direito de manifestação e se todo mundo se entregar nos braços do capital, a vida ficaria mais chata e perigosa. Ou não? Por isso um filme como esse, que mostra o lado humano dos manifestantes, e ousa se colocar contra os poderosos, resulta tão legal.
Tudo acontece em 1999, quando a OMC (Organização Mundial do Comércio) ou WTO (World Trade Organization) na cidade do título. O roteiro mostra os manifestantes Jay (Martin Henderson), Lou (Michelle Rodriguez) e Django (Andre Benjamin) e seus audaciosos esquemas de chamar atenção.
Porém, a polícia reage com truculência desnecessária, o que fica claro na reação do soldado Dale (Woody Harrelson), cuja mulher, Ella (Charlize Teron), se fere durante o protesto. Também é mostrada a posição medrosa do preito, Jim Tobin (Ray Liotta). O bom elenco garante o interesse. O diretor, Stuart Townsend, também é ator e marido de Charlize. (Ronaldo Victoria)