segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Um Homem Sério

Michael Stuhlbarg interpreta o professor em crise
Foto: AllMovie Photo
Se existem cineastas que podem ganhar o rótulo de "queridinhos da crítica", são os irmãos Coen, Joel e Ethan. Quase toda obra assinada por eles (a exceção seria a comédia de humor negro Matadores de Velhinhas) ganha um monte de elogios dos especialistas. Enquanto isso, a maioria dos espectadores comuns não entende a razão, como aconteceu com o drama Onde os Fracos não tem Vez, que ganhou o Oscar há dois anos.
Desta vez, os irmãos se voltam para as raízes judaicas, numa comédia diferente, em que o humor surge do lado patético da vida. Não é à toa que o protagonista ostente o fato de ser sério como sua principal qualidade. O que atualmente se torna ridículo. Ele é o professor Lawrence Gopnick (Michael Sthulbarg), que enfrenta uma maré pesada.
Sua mulher quer a separação e se mudar com o novo marido para a casa deles. Os dois filhos se detestam e o caçula está em apuros com o Bar Mitzvah. É uma comédia para sorrisos e não gargalhadas, mas que denota um grande conhecimento da vida. Será que não está na hora de vencer o preconceito contra os Coen e ver que eles são ótimos? (Ronaldo Victoria)