domingo, 26 de setembro de 2010

Napoli Napoli Napoli

Habitantes de Nápoles têm destaque no documentário
Foto: Google Image
A ideia do documentário é mostrar a face menos conhecida de Nápoles, cidade italiana geralmente mostrada em comédias ou dramas do realismo com aquelas vielas escuras cheias de varais com roupas. Quem dirige é Abel Ferrara, americano geralmente superestimado por seus filmes que flertam com o escândalo inútil. Aqui ele tenta entender as próprias origens, já que seus antepassados vieram de lá.
Ferrara acerta e muito quando entrevista presidiárias que contam de forma bem franca a história de vida, o envolvimento com o crime e a inevitável ligação com a Camorra, a máfia napolitana tão bem retratada no livro e filme Gomorra.
Porém, não é tão bem-sucedido quando entrevista autoridades como a prefeita setentona e o diretor de um centro que leva o nome de Diego Armando Maradona, jogador argentino que até hoje é ídolo após anos jogando pelo Napoli. E muito menos quando encena uma ficção em que dois mafiosos tentam matar um delator. É irregular, mas as partes positivas superam as negativas. (Ronaldo Victoria)