terça-feira, 13 de outubro de 2009

9 - A Salvação

Desenho animado fala de homens contra máquinas
Foto: AllMovie Photo
A direção deste desenho animado brilhante é de Shane Acker, mas a frase que conta nos cartazes é “Tim Burton Apresenta”. Diretor de reconhecido talento, Burton tem como poucos um estilo próprio, um jeito de falar humano ao falar de deserdados e esquecidos. Aqui, o boneco conhecido como 9, feito de corpo de estopa e olhos de farol, foi o último de seu criador, e largado incompleto. Não se parece com Edward Mãos de Tesoura?
A trajetória dele é parecida, tentando entender por que as máquinas ganharam dos humanos a guerra que travaram. O cientista que os fez deixou uma mensagem, uma herança que eles precisam achar. O mais velho, 1, é ranzinza e pessimista. O 2 acaba se perdendo. 3 e 4 são gêmeos que não falam. 5 perdeu um dos olhos e é seu grande companheiro. 7 é a única menina. 6 pensa demais, enquanto 8 parece não ter cérebro.
A união deles é fascinante e prende a atenção, mas a produção não é indicada para os pequenos, por sua complexidade. A versão em cartaz nos cinemas é dublada, por isso se perdem as vozes originais de Elijah Wood (9), Jennifer Connely (7), John C. Reilly (5), Christopher Plummer (1) e Martin Landau (2), ente outros astros. (Ronaldo Victoria)