quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Insanatório

Jesse Metcalfe e Kiele Sanchez: sangria desatada
Foto: Google Image

Há dois tipos de filme interessante: os muito bons... e os muito ruins. Melhor que os que se acham importantes (pretensão é uma lástima!) são aqueles que erram do começo ao fim. Neste sentido, "Insanatório" (Insanitarium, EUA, 2008), dirigido por Jeff Buhler, é ótima dica.
O filme é tão ruim, mas tão ruim, que fica ótimo. Vamos explicar melhor: apesar de teoricamente ser uma produção de terror, é tão mal feito, o roteiro tem tantos absurdos, que se transforma em comédia. A história já começa estranha. Jack (Jesse Metcalfe, galã da série "Desperate Housewives") descobre que a irmã, Lily (Kiele Sanchez),teve uma crise paranóica, tentou se matar e foi internada num manicômio.
Ele desconfia que a garota não está sendo bem cuidada e, sabe-se lá por que, decide simular que está batendo pino para ser trancafiado no mesmo lugar. É o que poderia se chamar de idéia de jerico louco. Aterrissando no hospício, percebe que o lugar é barra pesada mesmo.
O diretor, Gianetti (Peter Stormare), usa os pacientes como cobaias para uma droga que provoca canibalismo. Aí a sangria desatada toma conta. Mas Metcalfe, mesmo em cenas cheias de extrato de tomate (sangue "fake") está sempre com a maquiagem em ordem. Só Stormare, ator tarimbado, parece não levar a sério e se divertir com a podreira. Como diz a moçada: muito trash! (Ronaldo Victoria)